Guia de Negócios e Turismo de Santa Bárbara
 
HomeHome E-MailFale Conosco      

TRANSPORTES

        Na área dos transportes, o Município é privilegiado, estando localizado no eixo das principais rodovias do Estado de São Paulo.

        O traçado de extensão da Rodovia dos Bandeirantes, com 16 Km dentro do município, ora em fase final de execução, está gerando excelentes áreas para amplo desenvolvimento industrial.

        Em relação ao transporte aéreo, o Aeroporto Internacional de Viracopos encontra-se distante apenas 50 Km e o Porto Marítimo de Santos, 220 Km. Estes dois meios de transporte, pelas suas proximidades, têm favorecido a importação e exportação de mercadoria e inserido o município à globalização de mercados.

        No que se refere ao ramal ferroviário, a cidade possui um, já privatizado - Ferroban -, que dentro em breve será reativado, constituindo-se assim numa nova opção de transporte de cargas.

        O transporte coletivo urbano é realizado por uma empresa permissionária e o intermunicipal por quatro outras empresas.

RECURSOS NATURAIS

        Santa Bárbara d'Oeste é bastante privilegiada em recursos hídricos. Toda água servida à população é captada de mananciais sem qualquer poluição.
        Atualmente são tratados aproximadamente 500 litros de água por segundo, nas quatros estações de tratamento existentes. Em fase final de construção, a cidade contará com mais uma estação de tratamento, que dobrará a capacidade para 1.000 litros por segundo, o que significará um atendimento a toda a população em abundância nos próximos 20 anos.
        No bairro Caiuby encontra-se instalado o Núcleo Regional de Educação Ambiental do Médio Piracicaba, que congrega 21 municípios, cuja finalidade é a formulação de programas, projetos e ações de educação ambiental, integrado às forças sociais locais e regionais, visando a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.

RECURSOS HUMANOS

        O município possui excelente qualidade de mão-de-obra. A existencia de grandes empresas nos ramos metalúrgico, plástico, confecção, têxtil, bordados, entre outros, favorece a formação de ótimos profissionais.        
        Também as escolas técnicas existentes, o Fundo Social de Solidariedade e a Comissão Municipal de Empregos têm realizado excelentes trabalhos na qualificação e requalificação de mão-de-obra, além da formação de profissionais junto à população mais carente.

RECURSOS ENERGÉTICOS E TELECOMUNICAÇÕES

        A CPFL - Cia. Paulista de Força e Luz possui extensa rede de energia elétrica que propicia atendimento satisfatório para residências, indústrias e serviços em geral.
        A proximidade do Pólo Petroquímico de Paulínia e a futura instalação de um City-Gate para a distribuição do gás proveniente do Gasoduto Brasil/Bolívia, conferem ao município grande potencial energético capaz de atender as exigências de indústrias de grande porte.
        Já na área de telefonia, a cidade está dotada da mais alta tecnologia, comparada aos principais centros do país, operando atualmente com cerca de 30.000 telefones entre convencionais, celulares e públicos.