Guia de Negócios e Turismo de Santa Bárbara
 
HomeHome E-MailFale Conosco      
SAÚDE

            Santa Bárbara d´Oeste possui um hospital na região central e uma unidade modular de saúde na zona leste do município - local de maior concentração populacional do município. Nos últimos três anos a capacidade de atendimento médico hospitalar aumentou, multiplicando o número de especialidades à disposição da população. A construção de um novo Centro Médico, em instalações pertinentes ao que se propõe, reforça a gama de recursos. A unidade modular está sendo ampliada e oferecerá além de atendimento ambulatorial, atendimentos cirúrgico e pós-cirúrgico, com cerca de 60 leitos e 05 salas de cirurgia. Postos de atendimento e um centro médico completam a rede pública. Os investimentos para ampliar a rede de saúde tem sido convergidos para atingir o objetivo de oferecer atendimento aos pacientes dentro do próprio município, para reduzir a necessidade de transferência para outras cidades da região. As campanhas de prevenção as doenças também foram intensificadas e pioneiras, como a prevenção ao câncer de próstata e hérnia, graças ao incentivo da administração municipal, o que reafirma o caráter preventivo dos serviços de saúde do município.

HABITAÇÃO

    Na área de habitação, Santa Bárbara convive com um déficit habitacional de cerca de 5.000 unidades, número bastante significativo que constitui importante desafio para a administração municipal.
    Atualmente estão sendo entregues, através do programa pró-moradia, 538 lotes urbanizados para atender prioritariamente a população que vive em barracos, hoje todos sob controle da Prefeitura.
    Este novo bairro foi batizado pelos próprios fundadores de Jardim Nova Conquista.

URBANIZAÇÃO

    A cidade possui um bom plano urbanístico, que conta com ótima malha viária composta de ruas e avenidas que permitem um fluxo normal de trânsito entre a parte central e todos os bairros.
    A malha viária conta com: 967 ruas, 57 avenidas, 35 travessas e 3 alamedas, perfazendo um total de 465Km lineares (4.200.000 m²) de vias públicas pavimentadas.
    O município conta com ótima arborização que propicia aos moradores um clima bastante saudável.
    A coleta de lixo atende de forma diversificada, sendo 100% o lixo residencial e hospitalar e 85% o industrial.
    O abastecimento de água potável e a iluminação pública atingem 100% das residências. Já a coleta de esgoto 98%.
    Atualmente existe na cidade um frota de 52.417 veículos.
    A cidade conta com 2 hospitais, sendo que a Santa Casa de Misericórdia, construída pela iniciativa da comunidade, é quem presta serviços à Secretaria de Saúde, onde são realizados os tratamentos clínicos e cirúrgicos da população.
    Também, na área particular, temos o Hospital Dia e o Pronto Socorro, ambos da Unimed. Já a Coordenadoria de Saúde Bucal, tem realizado um excelente trabalho, os quais destacamos: tratamento endodôntico, prevenção ao câncer oral e lesões bucais, disfunções dolorosa da A T M., traumatismo facial, tratamento odontológico para pacientes especiais a nível hospitalar, prevenção da cárie dentária e doenças periodontal.