Guia de Negócios e Turismo de Santa Bárbara
 
HomeHome E-MailFale Conosco      

LAZER E ENTRETENIMENTO

AVENIDA MONTE CASTELO

Avenida Monte Castelo
Av. Monte Castelo

Situada em área privilegiada, essa avenida é o principal acesso aos dois importantes clubes recreativos da cidade, na região onde estão localizadas a Prefeitura Municipal, a tradicional Escola Com. Emílio Romi, o Fórum, Centro Senai/ Fundação Romi de Formação de Formadores, Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi e Estádio do União Agrícola Barbarense. É o ponto de encontro dos jovens barbarenses, especialmente nos finais de semana. Nessa avenida está situado o corredor gastronômico da cidade, com restaurantes, bares e lanchonetes.
PARQUE ECOLÓGICO "ELISA MARCONI ROMANO"

Parque Ecológico
Parque Ecológico

O Parque Ecológico conta com variadas espécies de plantas. Foi inaugurado em novembro de 1992. Possui sala para palestras equipada com cartazes e animais embalsamados, onde atende estudantes acompanhados de professores, além de outros grupos de visitantes. O local é também utilizado para caminhadas.
As espécies de plantas produzidas no viveiro são utilizadas para arborização urbana, formação de praças, reposição ou plantio de arbustos. 

Serviço: Parque Ecológico "Elisa Marconi Romano"
Endereço: Estrada da Cachoeira, s/n - Bairro São Joaquim
Funcionamento: de segunda a domingo, das 7h00 às 17h00
Telefone: (0xx19) 455-5081
PRAÇA CORONEL LUIZ ALVES

        Palco da história desde a formação do povoado, é a principal praça da cidade. Foi construída na última década do século XIX. Seu espaço histórico começou ao redor da igreja e por várias décadas foi rodeado por arame farpado. O “largo da Matriz” como era chamado, foi mais tarde dividido em duas partes ficando uma denominada de Praça Rio Branco e a outra de Praça Cel. Luiz Alves.
         Essa divisão permitiu a transformação na estrutura, com o calçamento das alamedas e a troca dos lampiões à querosene, por energia elétrica. A praça tomou forma na década de 30, e de lá pra cá passou por várias reformas, sendo a última na década de 80, quando recebeu novo traçado arquitetônico.
         Em dezembro de 1999 passou por um processo de revitalização, recebendo melhorias nos jardins, modernas lixeiras com floreiras e instalação de quatro conjuntos de jatos com projetores de luz produzindo belos efeitos visuais nos espelhos d’água.
         Com espaço para lazer, a praça é considerada como um dos principais cartões postais da cidade.

Praça Coronel Luiz Alves 

CENTRO SOCIAL URBANO


Centro Social Urbano

          Centro comunitário de grande concentração pública, equipado com toda a estrutura para a realização de festas e eventos esportivos.
           Sedia anualmente a Festa Junina Comunitária, Festa das Nações, bailes populares de carnaval e outros grandes eventos, como a "Via Crucis" (encenação da paixão de Cristo com elenco composto por 150 atores da comunidade). Possui salas para cursos profissionalizantes promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade e para atividades dos Grupos de Maior Idade, além de salas para palestras e reuniões. Conta ainda com equipamentos para variadas modalidades esportivas como pistas de atletismo, campo de futebol, cabine de imprensa, vestiários, sanitários e salas de apoio.

Serviço: Centro Social Urbano "Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco"
Endereço: Av. Cillos, s/n
Funcionamento: Segunda a Domingo
Telefone: (0xx19) 455-2424
PARQUE DOS IPÊS

Inaugurado em 1996, esse parque conta com lagoa e variadas espécies de aves e peixes. É uma das principais referências para as pessoas que praticam caminhadas e leitura ao ar livre. Há dois anos o parque vem sendo o local do Encontro Solidário de Pesca e Lazer promovido pelo Fundo Social de Solidariedade com a participação de mais de mil pessoas.

Serviço:
  
Parque dos Ipês
Endereço:
  
Av. Corifeu de Azevedo Marques, s/n (ao lado do Centro Social Urbano)
Funcionamento:
  
Segunda a Domingo, das 7h00 às 19h00

 


Parque dos Ipês

SANTO ANTÔNIO DO SAPEZEIRO


Igreja do Santo Antônio do Sapezeiro

          Bairro rural situado a 10 quilômetros do centro da cidade, o Santo Antônio do Sapezeiro é um dos mais antigos de Santa Bárbara d'Oeste. Com a construção da Capela de Santo Antônio, por volta de 1915 teve início a construção de casarios ao seu redor. O nome do bairro tem origem à devoção ao santo e a grande quantidade da planta sapé que havia no local. São atrativos nesse bairro as festas religiosas, a Cachoeira (distante cerca de 4 quilômetros da capela) e a lingüiça caseira fabricada pelos moradores e comercializada em quantidade ou em porções nos bares/restaurantes do lugar. 

 
Serviço:
Bairro Santo Antônio do Sapezeiro
  
Endereço:
Acesso pela Rodovia Américo Emílio Romi (Santa Bárbara - Capivari)


Cachoeira do Bairro Santo Antônio do Sapezeiro

PARQUE DAS ÁGUAS

O mais novo ponto turístico da cidade, com área total de 105.000 m², contendo:

• Lago
• Estação Elevatória
• Museu
• Bosque de Nativas
• Centro de Conveniência

• Play Ground
• Teatro de Arena
• Bosque Eucaliptos
• Zona de Cons. da V. Silvestre
• Represa da Usina de Cillo

CEMITÉRIO DO CAMPO (DOS AMERICANOS)

Localizado no bairro do Campo, também é conhecido como "Cemitério dos Americanos". Teve início em 1867 com a morte da imigrante Beatrice Oliver, esposa do Cel. Oliver, proprietário de uma Fazenda no bairro do Campo. Com a morte de suas duas filhas logo depois, o coronel destinou um hectare de suas terras para que as famílias americanas sepultassem seus mortos, pois na época o cemitério da cidade não permitia o sepultamento de não católicos. O Cemitério do Campo pertence à Fraternidade Descendência Americana - FDA, associação formada por descendentes dos imigrantes americanos que vieram para essa região a partir do ano de 1866, após a Guerra da Secessão. Já recebeu ilustres visitantes, como o ex-governador da Geórgia e ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter e sua esposa Rosalyn, na década de 70, além de representantes do consulado e de órgãos de imprensa (TV e revista) dos Estados Unidos. Estão sepultados nesse cemitério mais de 400 imigrantes e descendentes. Em sua área de recreação, anualmente é realizada a Festa Confederada Brasil-Estados Unidos, no mês de abril com a presença de descendentes e convidados de várias regiões do país e até do exterior. É uma das mais importantes referências históricas do município. 


Festa dos Confederados - 1994

Serviço: Cemitério do Campo
Endereço: Acesso pela Estrada do Barreirinho
Funcionamento: Agendamento de visitas e maiores informações (0xx19) 463-2874
E-mail: noemiapyles@bol.com.br 
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA DO MÉDIO PIRACICABA I

          Criado pelo Decreto Estadual nº 42.798, de 12/01/98 é um dos Núcleos do Programa Regional da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. Sua função principal como órgão consultivo, deliberativo e executivo é de aglutinar recursos e difundir material e conhecimento, capacitando agentes multiplicadores e visando melhorar a qualidade de vida. É destinado aos educadores do Ensino Fundamental e Ensino Médio dos 21 municípios integrantes; aos técnicos dos órgãos integrantes; aos professores e alunos do Ensino Superior; aos líderes e ambientalistas da região e agentes multiplicadores da comunidade. Sua sede está localizada às margens do Rio Piracicaba no bairro Caiubi. 

Serviço: Núcleo Regional de Educação Ambiental
Endereço: Alameda Célio Angolini, 120 - Bairro Caiubi - acesso pela Estrada Velha Santa Bárbara-Piracicaba Km 153
E-mail: pmsbo@dglnet.com.br 
CLUBES RECREATIVOS E ESPORTIVOS
Estádio
Estádio do União A. B. F. C.
União Agrícola Barbarense Futebol Clube
Estádio: acesso pela Rua 13 de maio, s/n
Setor recreativo e secretaria: Rua dos Girassois, 21 - Jardim Panambi
Fone: (0xx19) 455-1822

 

Esporte Clube Barbarense Nosso Clube
Avenida Monte Castelo, nº 850 Rua Ricardo Fracassi, 1167 - Distrito Industrial
Fone: (0xx19) 455-5505 Fone: (0xx19) 463-3006 e 455-5366
Sallon Ipê Sociedade Dançante Veteranos - Sodave
Rua da Agricultura, 2184 - Jardim Pérola Rua Potiguares, 850 - Distrito Industrial
Fone: (0xx19) 458-4463 Fone: (0xx19) 455-2238