Guia de Negócios e Turismo de Santa Bárbara
 
HomeHome E-MailFale Conosco      

ECONOMIA

ATIVIDADES INDUSTRIAIS

    A cidade sempre se destacou pelo seu pioneirismo. Aqui foram construídos os primeiros arados, sob influência dos sulistas americanos recém-chegados; o primeiro trator; o primeiro automóvel brasileiro, a Romi-Isetta; o primeiro CNC - Controle Numérico Computadorizado, de aplicação nas máquinas-ferramenta aqui produzidas e exportadas para dezenas de países de todos os continentes.

    Atualmente, Santa Bárbara D’Oeste conta com cerca de 613 indústrias, onde predominam a média e pequena empresa, com segmentos bastante diversificados, pontificando as indústrias metal-mecânicas, têxteis e de confecção de roupas. Outros segmentos são também muito bem representativos como: borracha, químico, auto-peças, bebidas, açúcar e álcool, brinquedos, etc.

    A diversificação de nosso Parque Industrial, ensejou a formação de excelentes prestadores de serviços, não somente na área técnica, como também na área administrativa. Isso tudo, aliado à excelência da mão-de-obra aqui existente, dá aos empresários toda segurança para investir em Santa Bárbara D’Oeste.

ATIVIDADES COMERCIAIS

    Na área comercial, o desenvolvimento da cidade vem se acentuando dia a dia nos últimos anos. Grande impulso se deve a instalação do Shopping Tívoli, das centenas de novas lojas nele existentes; ao hipermercado Sé; ao Mc-Donald e tantos outros estabelecimentos espalhados nos diferentes pontos da cidade, como os mais recentes supermercados: Pague Menos, Balan, Paulistão, São Vicente, União, Bom Jesus e outros.

    Outras atividades comerciais também vem se destacando como restaurantes, lojas de roupas, calçados, móveis, brinquedos, eletrodomésticos, o Centro Comercial Pinguim, etc... que movimentam grande parte de nossa economia, oferecendo aos barbarenses a oportunidade de comprarem aqui tudo o que precisam, por preços competitivos comparados a outros centros comerciais e, o que é mais importante, gerando um grande número de empregos diretos e indiretos para nossa população.

INCENTIVOS FISCAIS E APOIO MUNICIPAL

    O Município conta com a Lei nº 2.366, de 14 de agosto de 1998, que dispõe sobre a concessão de incentivos para a instalação de novas empresas e expansão das já existentes.

    Através do Departamento de Indústria, Comércio e Serviços, órgão subordinado à Secretaria de Planejamento, a Prefeitura Municipal procura dar todo apoio para a vinda de novas empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços, dando-lhes todas as orientações necessárias tanto interna, quanto externamente junto aos diferentes órgãos envolvidos como CETESB, Corpo de Bombeiros, Posto Fiscal e CPFL, a fim de facilitar sua instalação no município.

    Este trabalhado vem produzindo excelentes resultados, dado o grande número de empresas que vem se instalando no município - mais de uma centena nos últimos quatro anos - provenientes de diferentes partes do Brasil e também do exterior. Há que se destacar também, várias empresas locais que se expandiram de forma concreta e segura, gerando muitos novos empregos no município.