Guia de Negócios e Turismo de Santa Bárbara
 
HomeHome E-MailFale Conosco      

CURIOSIDADES

Santa Bárbara d'Oeste

De povoado à Comarca

1. Povoado
    A versão mais comum acerca da escolha do nome de Santa Bárbara para o povoado que se iniciava, deveu-se à construção de uma capela em louvor a Santa Bárbara, santa da devoção da fundadora, D. Margarida da Graça Martins. Assim, 4 de dezembro, dia dedicado à Santa Bárbara na liturgia da Igreja Católica, passou a ser comemorado como data da aniversário da fundação da cidade. 
    A capela em louvor à santa, hoje Igreja Matriz de Santa Bárbara, foi doada pela fundadora à Cúria Metropolitana, no ano de 1818.
2. Santa Bárbara dos Toledos
    Como a região era chamada "dos Toledos", pois fora, em princípio, doada à família Toledo, tradicional na cidade de Porto Feliz nos dias do passado, o povoado de Santa Bárbara passou a ser conhecido como Santa Bárbara dos Toledos, denominação que se estende também ao ribeirão que corta parte do município.
3. Capela Curada
     Em 16 de abril de 1839, a capela foi elevada à categoria de "Capela Curada", com a nomeação de um cura (padre) para dar assistência espiritual à população. A Capela passou a ser o quarto distrito da Vila Nova da Constituição (Piracicaba) e o décimo sexto termo da Comarca de Porto Feliz.
4. Vila de Santa Bárbara dos Toledos
    Em 15 de junho de 1869, pela lei nº 2, foi criada a Vila de Santa Bárbara dos Toledos, que significou a nossa emancipação política.
5. Cidade de Santa Bárbara
    Santa Bárbara recebeu os foros de cidade pela lei estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.
6. Canatiba
    Como existiam no Brasil, e ainda existem, outras cidades com o nome de Santa Bárbara, para destacar nossa cidade, em 1937, por deliberação do Departamento das Municipalidades, foi determinada a mudança do nome para Canatiba, o que não foi aceito pela população barbarense, que reagiu imediatamente, lançando uma violenta campanha de resistência, cujo principal porta-voz foi o Monsenhor Henrique Nicopelli
7. Santa Bárbara Paulista
    Em campanha que contou com o apoio do jornal "Cidade de Santa Bárbara", foi realizado um plebiscito para indicação de um complemento ao nome Santa Bárbara, cuja escolha recaiu sobre o nome "Paulista". Embora não oficialmente, nossa cidade passou a ser conhecida como Santa Bárbara Paulista, e esse nome foi indicado às autoridades estaduais.
8. Santa Bárbara d'Oeste
    Entretanto, o Departamento das Municipalidades, não aceitando a indicação, pelo decreto-lei estadual nº 14.334, de 30 de novembro de 1944, houve por bem denominar nossa cidade de "Santa Bárbara d'Oeste", que agradou bastante à população, uma vez que o nome "Santa Bárbara" foi mantido
9. Comarca
    A Comarca de Santa Bárbara d'Oeste foi criada em 31 de dezembro de 1958 e instalada em 8 de abril de 1962. Comarca de 2ª entrância, é composta apenas pelo próprio município.